São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Dizem que não é seguro viajar para o Brasil'

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO ESPECIAL

A confusão armada pelos brasileiros nas ruas da pacata Los Gatos (27 mil habitantes) não impressiona a chefe do policiamento de rua, sargento Tricia Friedrich. "Conheço bem o Brasil", diz.
Em 1980, Tricia passou um mês em viagem de turismo pelo país. Conheceu Rio, São Paulo, Brasília, Foz do Iguaçu, Recife e Salvador. Só não gostou de Brasília: "Achei muito fria a cidade."
Tricia pensa em voltar ao Brasil, mas teme pela sua segurança. Ouviu dizer que o país está muito violento. "Dizem que não é seguro viajar para o Brasil", diz a chefe do policiamento de Los Gatos.
A sargento conta com nove agentes na rua e mais dois carros de patrulha rodoviária, que foram deslocados para dentro da cidade durante a estada da seleção brasileira em Los Gatos.
Bem à vontade entre os brasileiros, que pediam para fazer fotos ao seu lado, Tricia chegou a colocar um boné do Brasil na cabeça.
"Acho que os brasileiros não conhecem um sargento mulher. Eu, pelo menos, não vi nenhuma durante minha viagem ao Brasil."
O agente Andrew McCuniskey não demonstrava a mesma desenvoltura de sua chefe. "É difícil controlar os brasileiros. Nunca lidei com multidões como essa", disse. McCuniskey foi beijado por um torcedor brasileiro empolgado.
Juiz de Fora
Entre os brasileiros em Los Gatos e San Francisco, cerca de cem torcedores vêm de Juiz de Fora, cidade natal do presidente Itamar Franco.
Roberto Cândido da Silva, o Boizinho, presidente da escola de samba Unidos do Ladeira, "a escola do presidente", levou 30 músicos ao estádio. "Não estou representando o Itamar, mas ele gosta muito de samba e futebol". (MSy)

Texto Anterior: Goleiro de Camarões assume culpa por gols
Próximo Texto: Brasil demoliu a muralha da Rússia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.