São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vence Rússia por 2 a 0 e lidera o grupo na 1ª rodada

FERNANDO RODRIGUES
ENVIADO ESPECIAL A PALO ALTO

A seleção brasileira estreou ontem na 15ª Copa do Mundo com uma vitória sobre a Rússia, por 2 a 0. Romário e Raí marcaram.
Com o jogo de ontem, o Brasil lidera o Grupo B com três pontos ganhos. Suécia e Camarões têm um ponto cada. A Rússia está em último, sem pontos.
Romário marcou o seu gol aos 27min do primeiro tempo. O atacante empurrou a bola para dentro do gol depois de uma cobrança de escanteio de Bebeto.
No segundo gol, Romário sofreu um pênalti aos 7min do segundo tempo. Raí bateu, no canto esquerdo de Kharin, e marcou.
O time brasileiro enfrentou marcação cerrada dos russos. Quatro brasileiros foram marcados pelo sistema homem-a-homem (quando o mesmo defensor acompanha o adversário por todo o campo).
Os brasileiros perseguidos em campo foram Bebeto, Romário, Raí e Zinho. Os marcadores foram, pela ordem, Ternawski, Kuznetsov, Khlestov e Gorlukovich.
Embora não tenham treinado para fugir desse tipo de marcação, os brasileiros foram eficientes. Finalizaram 17 vezes a gol durante a partida. Acertaram oito vezes e erraram nove.
"Eu prefiro quando a marcação é homem-a-homem. Sobra mais espaço para o pessoal do meio-campo que vem de trás", disse Bebeto depois do jogo.
A seleção russa não modificou sua forma de jogar em relação aos treinos abertos ao público, apesar do segredo feito pelo técnico para escalar o seu time titular –que anunciou minutos antes do jogo.
O estádio de Stanford teve sua lotação esgotada para o jogo de ontem, com 86.061 pessoas.
Os russos receberam três cartões amarelos durante o jogo: para Nikiforov, Khlestov e Kuznetsov, todos no segundo tempo.
Os dois times fizeram duas substituições cada. Na Rússia, saíram Yuran e Radchenko para entrar Salenko e Borodiuk, ambos no segundo tempo.
No Brasil, saíram Ricardo Rocha –possivelmente com estiramento– para a entrada de Aldair e Dunga para dar lugar a Mazinho.
O Brasil volta a jogar sexta-feira, contra Camarões, às 17h, em Stanford.

Texto Anterior: 'Joguei como na Penha', afirma Romário
Próximo Texto: Aldair deve substituir Rocha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.