São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cantor esquenta platéia e salva a noite com salsa

CARLOS CALADO
DO ENVIADO ESPECIAL A ARUBA

Se ainda não conseguiu ser eleito presidente de seu país, uma coisa o panamenho Rubén Blades provou em seu primeiro show após a eleição: seu carisma de "rei da salsa" continua imbatível no palco.
Durante uma hora e meia, Blades apresentou um envolvente resumo de sua plataforma musical, que engloba vários ritmos afro-caribenhos sob o amplo rótulo da salsa.
Dançando todo o tempo, a platéia só sossegou depois do bis, com os sucessos "Pedro Navaja" e "Muevete".
O cantor panamenho salvou a terceira noite do festival, após a pálida apresentação dos GRP All Stars.
Juntos pela primeira vez em um palco, os astros Tom Scott, Larry Carlton, John Pattituchi, David Benoit e Dave Wecle mostraram como excelentes solistas podem se anular através da insipiente "jazz fusion".
Só mesmo a entrada do trompetista cubano Arturo Sandoval, nos dois últimos números, trouxe alguma consistência à banda, em dois clássicos do "bebop": "Scrapple From the Apple" e "Night in Tunisia".
Algo semelhante se viu na noite de sábado, quando a orquestra cubana Los Van Van comandou um grande baile ao ar livre, com suas rumbas, salsas, mambos e "sons montunos".
Uma verdadeira benção musical, após uma hora de mesmice sonora, com a "fusion" dos Rippingtons.
A lamentar, ao fim da primeira fase do festival, só mesmo a frequência reduzida de público, pelo menos 50% menor que o de 93.
Segundo as autoridades locais, trata-se de uma combinação particular: a realização da Copa do Mundo com a alta da inflação nos EUA, que teriam afastado os turistas de Aruba.
Uma forte ameaça para um festival com essa fórmula original, sem muitos similares no mundo.(CC)

Texto Anterior: Francês ganha festival de curtas
Próximo Texto: Rubén Blades vence a disputa nos palcos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.