São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Francês ganha festival de curtas

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL

O curta francês "Viejo Pascuero" (Querido Papai Noel), rodado no Chile por Jean Baptiste Huber, recebeu na madrugada de ontem o Grande Prêmio do Júri do 2º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde (Portugal).
Em apenas três minutos, imitando um filme doméstico, "Viejo Pascuero" ilustra comicamente as reclamações de um pobre menino chileno pelos decepcionantes presentes que recebeu no Natal.
Acumulando outro troféu à prateleira que já abriga dois Oscars, o inglês Nick Park levou o prêmio do público pela deliciosa comédia em animação "As Calças Erradas" (The Wrong Trousers).
O prêmio de melhor ficção foi para o curta irlandês "Depois de 68" (After 68), do estreante Stephen Burke, que relembra as origens recentes do acirramento das tensões entre a Inglaterra e a Irlanda do Norte.
"Weemba", de Maurice Kaboré (de Burkina Faso), levou o prêmio de melhor documentário.
O melhor filme de estreante foi "Excursão À Ponte da Amizade", da australiana Christina Andreef, ex-assistente de Jane Campion ("O Piano").
O alto nível das animações apresentadas levou o júri a conceder três menções especiais.
O curta brasileiro "Canal 100", de José Roberto Torero, teve uma excelente acolhida pelo público, agradou aos jurados mas não levou qualquer prêmio.
Uma seleção dos vencedores será exibido entre 18 e 28 de agosto no 5º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. (Amir Labaki)

Texto Anterior: Portugal vira locação de cineastas europeus
Próximo Texto: Cantor esquenta platéia e salva a noite com salsa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.