São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um pedido bem simples

ZECA CAMARGO

Agora que você já está mais sossegado pois vai conseguir ouvir ao vivo parte da modernidade do tão falado jazz-rap com as apresentações no segundo semestre de Digable Planets, Guru e US3 no Brasil, aqui vai mais um nomezinho para você começar a se preocupar em ver por aqui: Urban Species.
Esse nome é o sinônimo mais contemporâneo dessa mistura de elaboração musical e espontaneidade, que tanto marca os já citados ilustres convidados a tocar no Brasil no segundo semestre. Mas para criar um pequeno diferencial, o Urban Species consegue ser um pouquinho mais elaborado –e bem mais espontâneo.
Tudo começou com um pedido bem simples: "Listen", ou "Escute". Esse foi o single que saiu em outubro do ano passado na Inglaterra, com a participação do então já cultuado rapper francês MC Solaar. Mas "Listen" já vinha com algo mais do que uma acertada colaboração. O single trazia ao rap moderno a atmosfera, o clima não de tensão dos "gangsta rappers" mas de extrema tranquilidade. PM Dawn chegou perto disso. Urban Species extrapolou.
"Listen" ficou sendo também o nome do álbum de estréia (recém-lançado no exterior, mas inédito por aqui), uma vez que para apreciar todas as faixas você só precisa de uma boa vontade auditiva. No meio de outras 11 faixas perfeitas, a própria "Listen" quase perde o sentido. É irresistível não ficar apertando a tecla "repeat" em músicas como "Musikism", "The Consequence" ou a mais-que-soberba "Spiritual Love".
Dê um jeito e faça você também como eles pedem: escute.

Texto Anterior: Dando recado sem pregação
Próximo Texto: Metamorfoses surgiram a partir dos anos 80
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.