São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 1994![]() |
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Ruas conservam veículos antigos
JAIR RATTNER
Os bondes, responsáveis por cerca de 10% dos transportes públicos da cidade, são o maior exemplo: mais de 20% dos que ainda estão em funcionamento são de antes da Primeira Guerra Mundial –com motores novos. Os objetivos da empresa responsável pelos transportes são de modificar os bondes mais modernos. Eles vão receber motores para poder andar a velocidades de 70 km/h. No centro de Lisboa existem três bondinhos, para subir em três das colinas da cidades: são os "elevadores" do Lavra, da Bica e da Glória, construídos entre 1882 e 1892 e mantidos praticamente da mesma forma como eram no século passado. Apenas a cor mudou, trocando um amarelo fosco do fim do século 19 por um amarelo mais berrante dos anos 30 –considerado escandaloso na época da inauguração. Dentro dos bondinhos, vê-se uma placa que era necessária na época: multa de 2,5 escudos (cerca de um e meio centavo de dólar) para quem cuspir no chão. Uma das peças mais importantes da mudança de século é o elevador de Santa Justa. Trata-se realmente de um elevador, construído em estilo gótico do final do século passado em ferro fundido. Foi inaugurado em 1901 e continua funcionando até hoje. Texto Anterior: McCartney, Starr e Harrison gravam juntos Próximo Texto: Transportes contam evolução de Lisboa Índice |
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