São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portugal vira locação de cineastas europeus

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A VILA DO CONDE

Julho e agosto serão os meses fortes da programação da Lisboa capital européia de 1994, mas Portugal já vive hoje um novo "boom" como locação.
Wim Wenders filma no momento em Lisboa, Godard virá em setembro, o georgiano Otar Iosseliani o fará até o fim do ano, e até o brasileiro Walter Salles Jr. já passou por aqui para rodar seu segundo longa-metragem.
Wenders iniciou há duas semanas as filmagens de "Lisboa Monogatari".
A obsessão metacinematográfica de Wenders domina o projeto. Seu tradicional intérprete Rudigler Vogler ("Até o Fim do Mundo") faz um técnico de som alemão que vem a Lisboa fazer os ruídos de um filme sobre um judeu que fugiu da Alemanha nazista para a Portugal salazarista.
Acidentes de produção atrasam a rodagem, e Vogler se vê sozinho em uma cidade desconhecida.
Engrossando a lista das homenagens wendersianas, o veterano cineasta português Manoel de Oliveira ("O Vale Abrãao") faz uma ponta como ele mesmo.
Wenders vai, Godard vem. Em setembro, o diretor de "Acossado" deve iniciar as filmagens de seu novo projeto.
O primeiro título era "O Filme da Felicidade" e partia de uma homenagem a Fernando Pessoa. O roteiro definitivo chama-se agora "Mozart Forever" (Mozart Para Sempre).
Sua primeira versão resume-se a duas páginas. O filme começa com um produtor que viaja num avião com um livro de Pessoa no bolso.
Uma vez em Lisboa, tem início um longo travelling que parte da capital portuguesa e segue até Cascais (praia a 20 km de Lisboa).
Outro projeto anunciado é o novo filme do veterano Manoel de Oliveira. Catherine Deneuve e Gérard Depardieu serão os principais intérpretes. As locações terão por centro um hotel perto de Vila do Conde, no norte de Portugal.

O crítico AMIR LABAKI está em Vila do Conde como membro do júri internacional do 2º Festival Internacional de Curtas-Metragens.

Texto Anterior: Nanni Moretti enfrenta decadência do cinema e da política italiana
Próximo Texto: Francês ganha festival de curtas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.