São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mandela salva marketing petista

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL A PRETÓRIA

Nelson Mandela salvou o dia de quem chamou de "my friend mister da Silva" ("meu amigo, o senhor da Silva", último nome de Lula).
O encontro com Mandela era, para Lula, uma excelente "photo opportunity", o jargão criado pela mídia norte-americana para designar imagens de bom rendimento político e/ou eleitoral.
Para Lula, nada melhor do que aparecer em fotos e teipes ao lado dessa espécie de Betinho em negro que é Mandela, um dos poucos líderes políticos de quem pouca gente fala mal hoje no mundo.
O PT caprichara na preparação. Combinou com a TV Globo que um cinegrafista local faria as imagens. As agências internacionais, acionadas por seus clientes brasileiros, cuidariam do restante (só a Folha e "O Globo" tinham seus próprios repórteres no local).
Mas a segurança e o cerimonial do governo não deixaram os jornalistas irem além da entrada.
Para sorte de Lula, Mandela o conduziu até a porta, fez um breve pronunciamento e criou, assim, a "opportunity" para a "photo".
E deu a canja de chamar Lula de "my friend mister da Silva", para deleite dos dois outros "da Silva" postados nos degraus superiores (Vicente Paulo da Silva, presidente da CUT, e Benedita da Silva). (Clóvis Rossi).

Texto Anterior: PT e fundação pagam viagem
Próximo Texto: Governador do PMDB pode apoiar petista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.