São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo invade casa e mata 3 pessoas no Rio

SÉRGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Dois homens e um adolescente foram mortos a tiros ontem de madrugada na casa em que dormiam, no município de Belford Roxo (a 20 km do Rio, na Baixada Fluminense).
Para a Polícia Civil, a matança indica o retorno dos grupos de extermínio à área de Belford Roxo, que já foi considerada uma das mais violentas localidades do país inteiro.
Armado com revólveres e escopetas, o trio teria invadido a casa em que estavam Edson Gomes Pereira, 17, José Carlos Bernardo, 33, e Everaldo Teixeira, 37, no bairro Nova Aurora.
As vítimas foram pegas de surpresa e não tiveram como se defender do grupo. Eles foram assassinados com dezenas de tiros disparados de curta distância pelos supostos "matadores de aluguel".
Antecedentes criminais
Policiais da 54ª Delegacia disseram que, das vítimas, apenas o adolescente apresentava registro de antecedentes criminais.
Everaldo Teixeira já teria sido preso por praticar assaltos na Baixada.
Os dois acompanhantes, sem nenhuma passagem registrada em delegacias, teriam sido mortos para que não pudessem denunciar os integrantes do grupo de extermínio à polícia.
Desde 1991 o governo estadual do Rio de Janeiro vem implantando um esquema especial de policiamento ostensivo na Baixada Fluminense, com atenção redobrada em Belford Roxo.
Menos homicídios
A partir daquela época os índices de criminalidade –os referentes a homicídios, principalmente– baixaram muito na região, segundo estatísticas apresentadas pela Polícia Civil.
Os delinquentes da Baixada são os tradicionais alvos dos grupos de extermínio.
Segundo a polícia, os exterminadores costumam atuar por encomenda de moradores e comerciantes de regiões carentes, incomodados com a ação de assaltantes, ladrões de casas e pequenos traficantes.

Texto Anterior: Sete pessoas morrem soterradas em Recife
Próximo Texto: Incêndio em favela destrói 25 barracos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.