São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo detecta contaminação de farinha de trigo

DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 24/06/94

A marca Santa Branca não deveria ter sido incluída na lista das farinhas de trigo consideradas contaminadas pela Vigilância Sanitária. A informação errada foi fornecida pela Secretaria Municipal de Abastecimento. Estudo detecta contaminação de farinha de trigo
Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal do Abastecimento (Semab), em 1993, detectou que 94,64% das amostras de farinha de trigo analisadas estavam contaminadas.
Foram analisadas 56 amostras, de 225 gramas a um quilo, de 23 marcas diferentes. Entre as marcas, 21 (91,3%) apresentavam fragmentos de insetos e oito (34,8%), resíduos minerais.
Além disso, de acordo com a pesquisa, 43,9% de biscoitos e bolachas, 75% dos bolos, 59% dos salgadinhos, 39% dos doces de confeitaria, 20,9% do macarrão e 67,4% dos pães doces e salgados estavam fora do padrão de higiene.
Esses alimentos apresentavam bolores e leveduras, coliformes fecais, estafilococos (bactérias) e sujidades (insetos e larvas).
O diretor da Vigilância Sanitária, Luiz Antonio Colombo Jonke, diz que elementos de contaminação –como estafilococos– podem causar infecções e diarréias.
O diretor do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), ligado à Secretaria Estadual da Agricultura, Mauro Freitas Leitão, afirma que a presença de fragmentos de insetos na farinha não significa necessariamente uma contaminação.
"É impossível, dentro da tecnologia atual, ter a matéria-prima totalmente isenta do ataque de insetos", disse.
A lei brasileira permite a presença de até 30 fragmentos de insetos em 100 gramas de alimentos. Nos EUA, o limite é de 75 fragmentos por 50 gramas e, no Canadá, 50 fragmentos por 50 gramas.
Para a pesquisadora do Ital Margarida Barbieri, não há comprovação de que a presença de fragmentos de insetos cause danos à saúde.

FARINHAS CONTAMINADAS
Flor de Lis, Tropical, Cinderela, Bianca, Progresso, Dona Benta, São Jorge, Santa Branca, Schmidt, Ouro Branco, Renata, Trianon, Tosca, Fama, Sadia, Boa Sorte, Nita, Vega, Lili, Eldoro, Sol, Lumar e sem marca.

Texto Anterior: Brasil estréia e derruba vendas em até 40%
Próximo Texto: Anúncio chocante ganha GP em Cannes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.