São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tony Platão tenta ser o Roberto Carlos dos anos 90

Primeiro disco solo do cantor tem bolero de Paulo Ricardo

MARCEL PLASSE
DA REPORTAGEM LOCAL

A embalagem entrega. No encarte, Tony Platão faz caras e bocas. Ri, fica sério, posa como posam os cantores românticos, de Simone à Leandro e Leonardo.
O conteúdo confirma. Tony Platão investe em músicas lentas e dor-de-cotovelo. O contorno musical é moderno, na escolha da nostalgia em voga, os anos 70. Mas isso não muda o fato: Tony Platão é outra tentativa de atualizar Roberto Carlos. Agora, com roupagem "negra", porque samba e funk estão na moda.
O disco de estréia do cantor, homônimo, tem até bolero. Um bolero "moderno", de autoria de Paulo Ricardo.
As letras têm expressões da idade de "papo", "baby", "moças" e "diachos". Uma brasa, mora.
Nos tempos de Hojerizah, ele era mais trágico. A banda lançou dois discos sem conseguir mudar o mundo ou a conta bancária de seus integrantes.
O público-alvo faz toda a diferença.
Tony Platão apresenta-se um cantor maduro de pop adulto. Música adulta é aquela que toca em motel. Até uma versão de Wilson Pickett entrou nessa embalagem.
A opção adulta também rende homenagens à MPB, ao incluir "Partido Alto", de Chico Buarque, no repertório. É música séria, de gente universitária. A MPB também voltou à moda.
O cantor interpreta ainda músicas de Herbert Vianna, Fábio Fonseca, Alvin L, Roberto Frejat, Vinícius Cantuária, Leoni e Dulce Quental.
Parece uma reunião da classe dos anos 80.
A guitarra de Roberto Frejat, do Barão Vermelho, em "Lobo do Mar", é a melhor coisa do disco. O único momento que não soa pasteurizado pela produção de Fábio Fonseca.
Os arranjos vão dos clichês tradicionais de Barry White à fase decadente da gravadora Motown, com baixo estalado, tocado com ponta de dedo, e harmônicos de guitarra.
No fundo, não é muito diferente de um disco antigo de Marina. (MP)

Disco: Tony Platão
Artista: Tony Platão
Gravadora: Sony
Preço: 18 URVs (o CD, em média)

Texto Anterior: Exposição 'Poéticas Paulistanas' traz nova geração de artistas
Próximo Texto: Rock alternativo respira com Second Come
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.