São Paulo, sexta-feira, 24 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vinicius de Moraes inspira novos artistas

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Vinicius de Moraes, famoso por se inspirar em mulheres para fazer suas poesias, acabou servindo de "muso" para novos artistas.
O poeta foi tema de um festival de artes realizado pela editora Companhia das Letras e VM Produções com alunos de 30 escolas particulares de São Paulo.
Os jovens se inspiraram no "poetinha" para fazer crônicas, músicas, poesias, vídeos e peças de teatro. O festival foi dividido em três categorias: música, texto e audiovisual.
Os novos artistas adoraram. "Fazer poesia no Brasil é uma coisa complicada, pouca gente te leva a sério", diz José Bento Ferreira, 17, vencedor da categoria texto com a poesia "Rito de Passagem" (leia trechos ao lado).
Quando o garoto diz que vai continuar está falando sério. Ele escreve poesia desde que "começou a pensar" e se autodenomina um poeta de verdade.
"São desabafos, mas levo isso muito a sério. Poesia é o que eu quero fazer da vida", diz.
Bento já era fã de Vinicius antes, mas por conta do concurso, leu livros e livros do poeta.
A nova "videomaker" Isabela Carvalho, 16, descobriu Vinicius por causa do concurso. "Fiquei completamente fã dele", diz.
Descobriu também que tinha talento. Ela nunca tinha feito um vídeo na vida, mas tomou coragem e fez "Balanço do Filho Morto", com a amiga Carolina Gonçalvez. Acabaram vencedoras.
A categoria em que Isabela concorreu foi a única a registrar empate. O vídeo dela empatou com a peça de teatro "Amo Tanto e de Tanto Amar... (Como Diria o Chico)", de Tatiana Trigueirinho e Danielle Bivanco.
As meninas escreveram, dirigiram e atuaram. Na peça, o poeta se envolve com três de suas musas. "Nos inspiramos na vida dele", conta Tatiana.
A vida do poeta serviu também de inspiração para a música "Cios da Língua", de Diogo Ramos e Lia Assunção. "A gente pesquisou bastante", diz Diogo.
Diogo fez a harmonia mas acha que a letra, feita por Lia, é a melhor coisa da música.

Texto Anterior: 'Waterworks' estabelece conexões entre o sacrifício e a imortalidade
Próximo Texto: Vencedores curtem música popular brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.