São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico da Holanda elogia goleiro belga

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O goleiro da Bélgica, Michel Preud'homme, 32, foi o grande responsável pela vitória por 1 a 0 contra a seleção holandesa, anteontem em Orlando.
A opinião é dos técnicos da Bélgica, Paul vam Himst, e da Holanda, Dick Advocaat. O goleiro está na seleção da Folha, com média de 7,6 pontos.
O treinador holandês parabenizou Preud'homme pela "excelente partida que realizou e pelos gols certos que conseguiu evitar."
"Ele ganhou os três pontos para a seleção belga fazendo defesas incríveis", disse Advocaat, que lamentou os gols desperdiçados.
Para o técnico belga Van Himst, o goleiro "foi claramente o melhor em campo". O treinador também afirmou que Preud'homme é um dos melhores goleiros que ele viu atuar neste Mundial.
Preud'homme fez pelo menos cinco defesas difíceis na partida.
No primeiro tempo, defendeu dois chutes de fora da área do capitão holandês Koeman e uma finalização de dentro da área do ala Rijkaard, no canto direito inferior.
No segundo tempo, o meia da Inter de Milão Bergkamp, em jogada individual, entrou na área e chutou forte. Preud'homme defendeu. Quando faltava apenas um minuto para o final da partida, Overmars deu outro bom chute. O goleiro ainda conseguiu espalmar a bola, que bateu no travessão.
Para o goleiro da Bélgica, sua defesa mais importante foi no primeiro chute de Koeman, aos 10min do primeiro tempo.
"Eu conseguia ver bem que a bola vinha rasteira, mas parece que ela desviou em alguém, mudando ligeiramente de direção", afirmou.
Preud'homme disse que a defesa deu-lhe mais confiança no restante da partida. "O pior que pode acontecer para um goleiro é a bola mudar de direção no meio do caminho. O fato de eu ter conseguido defendê-la me deu muita confiança para o resto do jogo."
O goleiro ainda destacou sua última intervenção, em um chute de Overmars: "Aquela bola foi muito difícil de defender".
Com a vitória sobre a Holanda, a Bélgica assumiu a liderança do Grupo F com seis pontos e classificou-se para as oitavas-de-final.
A Holanda, que estava na liderança do grupo antes do jogo, caiu para o terceiro lugar.
Apesar de ter o mesmo número de pontos que a seleção da Arábia Saudita (três), a Holanda tem menos gols marcados.
Pelo regulamento do Mundial, os critérios de desempate na primeira fase são: a) saldo de gols, b) número de gols marcados, c) confronto direto, d) sorteio.
Holanda e Arábia têm saldo de zero gol, mas os sauditas já fizeram três gols, contra apenas dois dos holandeses.
Quase desclassificada, a seleção de Marrocos ainda não tem nenhum ponto no Mundial. A última rodada do grupo será disputada na próxima quarta-feira.
Em Orlando, às 13h30 (horário de Brasília), jogam Marrocos e Holanda. Um empate deixa a Holanda praticamente classificada para a próxima fase. Os marroquinos precisam da vitória.
Em Washington, no mesmo horário, jogam Bélgica e Arábia Saudita. O empate também deixa os sauditas praticamente classificados para as oitavas-de-final.

Texto Anterior: Técnico grego muda seis jogadores e perde
Próximo Texto: Príncipe árabe saúda 1ª vitória em Copas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.