São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tributo aposta na repetição

MARCEL PLASSE
DA REPORTAGEM LOCAL

Todo mundo está tocando músicas do Kiss. A idéia de um tributo ao grupo nem é nova. O próprio Paul Stanley admite que "Kiss My Ass" foi inspirado pela coletânea "Hard to Believe", lançada no início da década pelo pequeno selo C/Z, de Seattle.
Mas enquanto "Hard to Believe" era uma homenagem sincera de Melvins, Skin Yard e o ainda pouco conhecido Nirvana, "Kiss My Ass" vem com olho grande voltado para a parada de sucessos.
Há de tudo, até os chamados "alternativos" –"alternativos" de grandes gravadoras, claro.
Os compositores Gene Simmons e Paul Stanley produzem a versão de "She", gravada pelo grupo thrash metal Anthrax. Talvez por isso ela seja tão reverente.
A maioria dos covers são óbvios, pouco acrescentando aos originais. Os mais fracos vem de grupos de pouca identidade: Extreme, Lemonheads e Gin Blossoms.
Garth Brooks, o best seller country dos EUA, também não ousou com a balada "Hard Luck Woman", originalmente inspirada por Rod Stewart. A música continuou mais pop do que caipira.
Por outro lado, a versão de "Goin' Blind", do Dinosaur Jr, soa mais próxima de Neil Young do que do original –mas não bate a gravação do Melvins, feita no ano passado.
Toad the Wet Sprocket preferiu uma abordagem oposta ao original. "Rock and Roll all Nite", recentemente gravada pelo grupo Poison, virou balada country-pop.
The Mighty Mighty Bosstones jogou metais em "Detroit Rock City", substituindo guitarras.
Mas a melhor e mais inesperada participação é a de Steve Wonder. Ele toca gaita de boca em "Deuce", cantada por Lenny Kravitz.
O disco termina com o atentado orquestral de Yoshiki e a Orquestra Sinfônica Americana sobre "Black Diamond". Mata de saudades da interpretação do Replacements, gravada há dez anos. (MP)

Disco: "Kiss My Ass"
Artista: Vários
Gravadora: Polygram
Preço: 18 URVs (o CD, em média)

Texto Anterior: Cinema americano invade estúdios ingleses
Próximo Texto: Mascarados do Kiss voltam à cena musical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.