São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Persiste impasse entre Londres e os europeus

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo do Reino Unido descartou ontem qualquer possibilidade de aceitar a indicação do premiê da Bélgica, Jean-Luc Dahaeme, para presidente da Comissão Européia, principal órgão executivo da União Européia (UE).
"Nós não aceitaremos o sr. Dahaeme", reafirmou o ministro das Relações Exteriores, Douglas Hurd, em entrevista à TV BBC.
No sábado, o Reino Unido ficou isolado contra a candidatura de Dahaeme, apoiada pelos demais países-membros da UE, na reunião de cúpula de Corfu (Grécia). O premiê belga reafirmou ontem que é candidato à sucessão do francês Jacques Delors.
Dahaeme disse que o premiê britânico, John Major, está bloqueando sua candidatura por causa de "problemas internos" enfrentados por seu Partido Conservador.
Em entrevista a ser publicada hoje pelo jornal "Bild", o ministro alemão das Relações Exteriores, Klaus Kinkel, descartou a necessidade de se buscar um candidato de consenso. A Alemanha é o principal patrocinador da candidatura Dahaeme, ao lado da França.

Texto Anterior: Fay conta como foram as chibatadas
Próximo Texto: Cidade é última fronteira da Guerra Fria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.