São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil deve deixar espetáculo de lado

JOHAN CRUYFF
ESPECIAL PARA A FOLHA

Brasil e Suécia se enfrentam hoje pelo primeiro lugar do grupo numa partida que, em teoria, não deve representar um grande obstáculo para a equipe de Parreira.
O fato de que com o empate a seleção brasileira possa assegurar o primeiro lugar já é, por si só, uma vantagem.
Mas também é certo que o futebol praticado pela Suécia, mesmo sem ser nada brilhante, pode complicar a vida para o Brasil.
A Suécia é o pólo oposto a tudo o que representa o futebol canarinho, porque este conjunto escandinavo se destaca sobretudo pela frieza de seu jogo.
É certo que tem bons jogadores no meio-campo, como Brolin (Parma), Schwarz (Benfica), Thern (Napoli) e Ingesson (PSV Eindhoven), mas sua criatividade é mínima.
O objetivo é mover a bola sem nenhuma outra intenção a não ser a de evitar que o adversário dite o ritmo da partida. Enquanto o marcador estiver empatado, os suecos não arriscarão o mínimo sequer.
Isso pois logo que a seleção de Parreira conseguir uma vantagem, tudo ficará realmente fácil.
Sempre me mostrei contrário à demasiada cautela, mas creio que o Brasil, assim que tiver a partida resolvida e a primeira posição do grupo assegurada, deveria jogar única e exclusivamente pensando em guardar forças para as oitavas-de-final.
Agora mesmo, uma vez conseguida a classificação, as exibições e o espetáculo não servem para nada.
O que os jogadores brasileiros precisam fazer é concentrar-se para prosseguir partida a partida.
Para chegar à final, é preciso ganhar outras três finais e é justamente nisto que o Brasil tem falhado nos últimos mundiais.
A seleção brasileira sentiu que era a melhor antes de alcançar a final, um equívoco pelo qual sempre se paga muito caro.
Há vezes em que esquecer o espetáculo é necessário e, frente à Suécia, é preciso tomar este caminho.

Texto Anterior: Sem Dahlin, Suécia perde a arma fatal
Próximo Texto: Suécia não preocupa; o problema é o Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.