São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Números dão a vitória a Bélgica e Holanda

SÍLVIO LANCELLOTTI
DO ENVIADO A WASHINGTON

Números dão a vitória para Bélgica e Holanda
Os jogos desta quarta antepõem equipes de destinos absolutamente opostos. Ao menos no papel, a Holanda é a favorita diante do Marrocos.
E a Bélgica deve sobrepujar, fácil, a Arábia Saudita. Assim provam, quase, no departamento dos números, as investigações da Fifa e do Datafolha.
Pelos números dos jogos anteriores, é infinita a superioridade da Bélgica, no seu confronto com a Arábia. Foram 30 arremates contra 19. Foram oito defesas do adversário contra duas. Cinco cabeçadas contra duas. E 14 tiros na grande área contra somente cinco.
A Bélgica fez menos gols do que a Arábia, dois a três, porém leva perigo ao inimigo numa proporção devastadora, 47% a 25% dos ataques.
O Marrocos, entretanto, se destaca como a seleção mais azarada do Mundial. Praticamente empata com a Holanda no setor dos arremates, 49 a 50, e se iguala ao inimigo nos tiros de perto, dentro da grande área, 17 a 17. Até nas testadas as quantidades se assemelham, cinco do Marrocos e sete da Holanda. Aos africanos, contudo, faltam os tentos. O Marrocos anotou um e a Holanda realizou dois.
Isso posto, pode o Marrocos surpreender a Holanda? No futebol, a resposta é sempre sim. Todavia, fique claro que o Marrocos desenvolve um futebol bonito, agressivo, de toques velozes, apenas incapaz de transformar em gols a sua agressividade. (SL)

Texto Anterior: Meio-campo é culpado da má atuação
Próximo Texto: EUA se classificam e jogam contra Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.