São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf quer controlar poluição de carros

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

Todos os veículos licenciados em São Paulo vão precisar provavelmente ainda este ano ter um certificado de que seu motor está regulado, sem poluir o ar em excesso, disse à Folha ontem em Londres o prefeito Paulo Maluf.
A medida é uma das três metas ambientalistas da administração municipal nos próximos 12 meses. As outras duas são o combate à poluição sonora (blitz planejada para julho) e o plantio de 2 milhões de mudas de eucalipto.
Maluf visita hoje um posto de medição da poluição de automóveis na periferia de Londres. Até outubro o prefeito espera já ter finalizado o processo de escolha por concorrência pública do sistema da medição da emissão de poluentes dos veículos, que será terceirizada.
O projeto de fiscalização ainda está sendo elaborado. Os motoristas terão que carregar um certificado de que o motor está regulado. O certificado terá de ser obtido antes de se licenciar o veículo, pagar seu IPVA ou emplacá-lo.
Se um policial parar um motorista sem o certificado, poderá até apreender o veículo.
Pode haver filas nos postos de medição? "Vamos instalar muitos postos, mas nem toda boa idéia é 100% perfeita", admite Maluf.
Já o plantio de mudas está sendo financiado por cinco empresas privadas ligadas à indústria da madeira: Cia Suzano de Papel e Celulose, Celpav (do grupo Votorantim), Ripasa, Duratex e Eucatex (de propriedade da família Maluf). Elas doaram 400 mil mudas de eucalipto cada, que serão plantadas de dezembro a abril em praças, parques e avenidas.
"Londres tem 25 m2 de área verde por habitante, Nova York tem 20 m2 e São Paulo tem apenas 3 m2", lamenta o prefeito.
Já a blitz contra a poluição sonora, anunciada ontem pela Folha, vai se concentrar nas casas noturnas dos Jardins, Vila Madalena e Pinheiros, diz o prefeito.
Maluf chegou ao Reino Unido na sexta-feira para participar do Fórum Global, conferência ambientalista realizada em Manchester e encerrada anteontem. Ele deixa Londres amanhã ou domingo.

Texto Anterior: Laboratório muda campanha
Próximo Texto: Barmen recriam drinques de inverno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.