São Paulo, sexta-feira, 1 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para especialistas, número é alarmante

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento dos casos de Aids no Estado de São Paulo entre 1992 e 1993 foi de 24,5%. No ano anterior –entre 91 e 92–, o crescimento foi de 38,8%.
São Paulo é o Estado que concentra 60% dos casos de Aids no Brasil. O país está entre os quatro campeões da doença em números absolutos.
Dentro deste quadro, especialistas em São Paulo consideram "alarmante" o crescimento de 60% no número de doentes de Aids no mundo nos últimos 12 meses.
Se esta taxa de crescimento for mantida, o mundo terá 41 milhões de doentes em 1999. O infectologista Caio Rosenthal lembra que a própria Oganização Mundial de Saúde estima em 40 milhões o número de infectados no ano 2000.
Infectados são os portadores do vírus HIV. Pacientes de Aids são aqueles que já apresentam sintomas da doença.
O mais provável é que a taxa de crescimento da doença diminua. Os 60% registrados agora pela OMS refletem um salto da Aids na Ásia.
"Este crescimento explosivo maquela região já era esperado há dois anos", diz Maria Eugenia Lemos Fernandes, diretora do projeto Aids, Controle e Prevenção da Fundação Family Health, no Brasil.
Segundo ela, a infecção vem crescendo rapidamente entre usuários de drogas e prostitutas de vários países da região. Tailândia, Filipinas e Índia estão entre os mais atingidos.
Uma das pesquisas mostrou que em 88, na Tailândia, 2% dos usuários de drogas estavam infectados. Em 92, já havia 50% de portadoes do vírus entre eles.
O sociólogo Alexandre Granjeiro, da Epidemiologia do Programa Estadual de Aids, diz que todas "as tendências apontam para um crescimento da doença nas regiões mais pobres".
Segundo ele, os 4 milhões de doentes são estimativas feitas a partir das subnotificações por região. Menos de um quarto dos casos de Aids são notificados no mundo.
Segundo dados da própria OMS, 5.000 pessoas se infectam a cada dia no mundo. Uma em cada 250 pessoas já estaria contaminada.(Aureliano Biancarelli)

Texto Anterior: Mandado impede que igrejas sejam demolidas
Próximo Texto: Portadores criam abrigo em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.