São Paulo, sexta-feira, 1 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oferta reduzida do real garantirá queda de preços, afirma Ricupero

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O controle da expansão do real, via política monetária, vai garantir a queda dos preços a partir de hoje, previu ontem a equipe econômica ao divulgar a MP (medida provisória) da última fase do plano de estabilização.
"Não haverá necessidade de usar a polícia, os abusos serão contidos pela oferta restrita da moeda", afirmou o ministro da Fazenda, Rubens Ricupero.
Segundo ele, "os especuladores vão quebrar, por isso o congelamento foi dispensado".
O raciocínio da equipe econômica é que o baixo volume de dinheiro em circulação e os juros altos impedirão a formação de estoques e, com isso, a especulação de preços. O mercado vai disputar os poucos compradores.
Para surtir o efeito esperado, o cumprimento das metas de emissão monetária será combinado com a redução das alíquotas do Imposto de Importação, congelamento das tarifas públicas por um ano e aplicação da lei antitruste.
O secretário de Política Econômica da Fazenda, Winston Fritsch, disse que "estes mecanimos adequados de controle de preços" demonstrarão eficácia já em julho.
"Já na próxima semana as lojas começam a fazer promoções", também acredita o assessor especial de preços, Milton Dallari.

Texto Anterior: Nos EUA, comissão técnica apóia o plano econômico
Próximo Texto: Sunab não tem estrutura para fiscalizar os aumentos abusivos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.