São Paulo, segunda-feira, 4 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Benevides faz campanha para eleger 'sucessor'

DENISE MADUEÑO ; PAULO MOTTA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA AGÊNCIA FOLHA EM FORTALEZA

O ex-deputado Carlos Benevides (PMDB-CE), cassado sob acusação de desviar dinheiro público, quer fazer o seu "sucessor". Proibido de se candidatar até as eleições de 1998, Benevides quer eleger o ex-prefeito de Acarau, Aníbal Ferreira Gomes (PMDB-CE).
Gomes era responsável até o mês passado pela Fundação Amadeu Filomeno, condenada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por ter aplicado de forma irregular os recursos do Orçamento.
Essas irregularidades foram um dos motivos da cassação de Benevides. Gomes tem o apoio do pai do ex-deputado, senador Mauro Benevides (PMDB-CE), candidato à reeleição.
O senador apresentou uma emenda ao Orçamento de 1994 destinando US$ 2,8 milhões para a conclusão de um hospital pela fundação, em Itapipoca (CE).
A entidade recebeu US$ 910 milhões nos anos de 1992 e 1993 em subvenções sociais. O TCU constatou irregularidades na prestação de contas da fundação.
Auditores do TCU suspeitam que, em 1992, o dinheiro desviado tenha sido usado na campanha eleitoral do prefeito de Acarau, Francisco Magalhães Silveira, também dirigente da fundação e primo de Gomes.
"Eu vou ficar com dois ou três municípios onde o deputado (Carlos Benevides) tem voto", afirmou Gomes.
Segundo o candidato, o ex-deputado indica nos municípios onde tem voto e influência quem as lideranças políticas devem apoiar nas próximas eleições.
(Denise Madueño e Paulo Motta)

Texto Anterior: Empresários pretendem abandonar a carreira
Próximo Texto: Governo Itamar adia concurso público há 14 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.