São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funcionários fazem manifestação contra contaminação química

DA REPORTAGEM LOCAL

Estão marcadas para hoje duas manifestações contra a Rhodia, em apoio aos trabalhadores que teriam sido contaminados com resíduos de depósitos clandestinos de lixo químico da empresa.
Às 6h30 foi programada uma concentração na porta da Rhodia Farma, na zona sul de São Paulo.
Os manifestantes pretendem entregar, às 13h, um dossiê ao consulado da França.
O documento apresenta um conjunto de reivindicações, como a descontaminação total do meio ambiente e o tratamento em hospitais especializados dos trabalhadores contaminados.
O dossiê foi preparado pelo sindicato do trabalhadores das indústrias químicas e pelo Forum Permanente de Saúde e Meio Ambiente da Baixada Santista.
Segundo o coordenador do Forum, César Pereira, 33, a Rhodia se recusa a montar um programa de assistência e tratamento médico da população contaminada e despoluição total do ambiente.
Há um ano a unidade química de Cubatão da Rhodia foi interditada pelo Ministério Público devido a problemas de saúde ocupacional.
O gerente regional da Cetesb de Cubatão, Luís Antônio Brun, informou que na época foram utilizados boletins de análise da Cetesb.
Segundo Brun, foram feitas coletas de solo na área interna da indústria e foi constatada contaminação por resíduos organoclorados, como pentaclorifenol e hexaclorobenzeno (HCB).
O HCB pode provocar câncer no fígado, hepatite crônica e distúrbios genéticos, se manipulado sem máscaras e luvas.
Outro lado
A Rhodia afirmou em nota que os lixões químicos foram criados de forma clandestina, mas que a responsabilidade não foi sua.
Segundo a empresa, os trabalhadores de remoção dos resíduos e sua destinação final estavam a cargo de empresas contratadas.

Texto Anterior: Pai de brasileira retida na Itália quer punir polícia
Próximo Texto: Escolas conseguem lucro médio de 7,52%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.