São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton quer Rússia fora dos países bálticos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente dos EUA, Bill Clinton, prometeu pressionar a Rússia para que retire suas tropas remanescentes dos países bálticos.
Ele se reuniu ontem em Riga, na Letônia, com os presidentes das repúblicas bálticas. É a primeira visita de um presidente norte-americano à região.
O governo russo condiciona a saída das tropas à abolição de leis nos países bálticos que dão direitos inferiores à minoria russa.
As tropas russas já saíram da Lituânia. A previsão para a saída da Latívia é 31 de agosto e não há estimativa para retirada na Estônia.
Clinton defendeu os direitos da minoria mas rejeitou a condição. O Parlamento russo aprovou ontem um pedido de retirada das leis.
Bill Clinton disse que discutirá a questão com o presidente russo, Boris Ieltsin, na reunião do G-7, no fim-de-semana. Ele prometeu também ajuda militar e econômica às ex-repúblicas soviéticas.
Clinton seguiu à tarde para a Polônia. Na chegada, o presidente Lech Walesa pediu que os EUA aumentem sua presença econômica e militar no Leste Europeu.

Texto Anterior: Bósnios criticam o plano de paz; prazo para decisão é de 15 dias
Próximo Texto: Tutsi indica hutu para governo ruandês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.