São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileira administra um castelo-hotel no Elba

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL À ALEMANHA

Uma brasileira reina absoluta no castelo de Eckberg, às margens do rio Elba, em Dresden.
Renata Favaron de Barros Macedo Isenberg é casada com o alemão Karl Isenberg e está há 24 anos no país.
Em 91, o casal –que já administrava outro empreendimento semelhante, o castelo Waldeck– foi convidado a gerir a propriedade.
Construído na virada do século em estilo Tudor, o castelo de Eckberg funcionou nos anos da Guerra Fria como albergue da juventude comunista e hotel para membros do partido que visitavam Dresden.
Num parque de 15 hectares cercado de árvores, o castelo-hotel tem 165 quartos (85 são suítes), dois restaurantes, instalações para sauna e ginástica, salão de festas e mesas no jardim.
Karl Isenberg, 46, hoteleiro e filho de hoteleiros, viu na recuperação do Eckberg um desafio.
Sua mulher Renata, uma arquiteta de interiores, arregaçou as mangas para a faxina e, na retirada do primeiro carpete, encontrou uma dezena de microfones "plantados" na propriedade pela Stasi, a temível polícia política dos tempos de Alemanha Oriental.
"Encontramos o castelo com 150 empregados e, depois de treinar o pessoal, gerimos o hotel com 55", diz Karl Isenberg, que afirma ter investido 5 milhões de marcos na propriedade.
O hoteleiro e sua mulher dizem que ainda têm planos de investir outros 4 milhões de marcos para "deixar o castelo no ponto ideal".
Para isso eles se utilizariam de um dispositivo legal que permite investir na ex-Alemanha Oriental uma parcela de impostos devidos.
A dupla teuto-brasileira se conheceu em Lausanne, na Suíça, onde ambos estudavam em 1970.
Depois disso Karl Isenberg trabalhou no hotel Hilton de São Paulo, nas Filipinas e em Hong Kong.
Casados, passaram a trabalhar no castelo de Waldeck, que fica 200 km a noroeste de Frankfurt e já era explorado pelo pai de Karl.
Desde que o casal começou a gerir o castelo de Eckberg, a propriedade passou a fazer parte da organização Gast im Schloss, que congrega hotéis e restaurantes instalados em castelos.
Hospedar-se no castelo Eckberg custa, para casais, a partir de 175/260 marcos por dia (cerca de R$ 110/165).
A central de reservas da rede Gast im Schloss na Alemanha ficam em Manheim e o fax local é o (0621) 12662-12.
Mas é possível fazer reservas diretamente com Renata Isenberg –e em português– através do fax (0351) 55379, em Dresden, ou do fax (05623) 589289, em Waldeck.

Texto Anterior: Cidade recebeu 3 milhões de turistas
Próximo Texto: Goethe deixou marcas na 'secreta' Frankfurt
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.