São Paulo, sábado, 9 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Búlgaras são atração em SP e Campos

LUÍS ANTÔNIO GIRON
ENVIADO ESPECIAL A CAMPOS DO JORDÃO

Concerto: Coro Feminino da Televisão Nacional Búlgara
Quando: Hoje, às 21h, no Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão; amanhã, às 21h, no teatro Sérgio Cardoso em São Paulo

Concerto: Orquestra Sinfônica Nacional Argentina
Quando: Hoje, às 21h, no Memorial da América Latina; amanhã, às 16h, no Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão
Quanto: Entrada franca. Nos espetáculos de São Paulo, os ingressos são trocados por agasalhos a partir das 15h nas bilheterias dos teatros

Hoje, enquanto as Vozes Búlgaras cantam em Campos do Jordão, a Orquestra Sinfônica Nacional Argentina se apresenta no Memorial da América Latina. As 23 búlgaras cantam amanhã no teatro Sérgio Cardoso. O show de Campos será transmitido pela rádio Eldorado FM.
Apresentadas com o nome de O Mistério das Vozes Búlgaras, elas são a principal atração do Festival de Inverno deste fim-de-semana. O festival vem se pautando pelo pop e nada melhor do que mostrar um grupo que tem inspirado estrelas do pop como George Harrison.
Elas chegaram anteontem ao Brasil, acompanhadas por quatro instrumentistas. O verdadeiro nome do grupo é Coro Feminino Da Televião Nacional Búlgara.
Na realidade, há pouco mistério nas vozes búlgaras. O coro é formado por moças com idade média de 30 anos. E bem assanhadas. Elas passaram as últimas horas dançando e cantando nas festas e excursões de que participaram em Campos do Jordão. Quando os jornais as chamaram para a sessão de fotos, elas correram aos quartos do hotel para passar as roupas, se maquiar e posar.
A menos agitada é Dora Hristova. Ela diz que é difícil para um grupo de 25 mulheres ficarem longe de seus namorados, maridos e filhos por até dois meses. "Viajamos o tempo todo", diz a regente.
Dora conta que um dos orgulhos das búlgaras é cantar o mais estridente e alto possível. "Nossa técnica vocal vem da Idade Média. O canto força as cordas vocais de tal maneira que uma cantora tem a vida útil de até oito anos, não mais."
O repertório consiste em arranjos modernos de canções do folclore búlgaro. Este possui raízes no estilo modal da Idade Média e dos cantos microtonais ritualísticos da Antiguidade.

Texto Anterior: Marsalis diz que jazz rap é só comércio
Próximo Texto: Romários se vingam do Brasil de Herodes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.