São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido já tem serviço de informações

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT já dispõe de um serviço de informações que atende ao partido e ao seu candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.
Esse serviço evitou, por exemplo, que ele enfrentasse, na semana retrasada, o esquema de campanha montado pelo grupo do ex-governador e candidato ao Senado pelo PFL Antônio Carlos Magalhães, em Salvador (BA).
Ao descer no aeroporto de Salvador, no sábado, dia 2, Lula foi informado pela sua segurança de que um grupo de 200 homens, a maioria deles policiais militares em trajes civis, estaria nas ruas para vaiar os petistas.
As informações tinham sido levantadas no dia anterior pelo grupo precursor da segurança de Lula.
Informado, Lula optou por fazer uma caminhada uma hora após o fim do cortejo oficial do dia 2 de Julho –que marca a independência da Bahia (e a expulsão das últimas tropas portuguesas no Brasil).
O serviço de informações também fez um levantamento sobre o aluguel de janelas pelo grupo de ACM ao longo do percurso do cortejo do 2 de Julho.
Janelas
Segundo a segurança de Lula, o grupo de ACM alugou janelas por até CR$ 80 mil para colocar material de propaganda, como faixas, bandeiras e cartazes. Uma das faixas dizia "ACM meu amor".
O serviço de informação procurou saber se as janelas seriam ocupadas pelos próprios moradores ou por pessoas contratadas pelo grupo de ACM.
Os seguranças descobriram que os próprios moradores ficariam nas janelas.
Essas informações eram importantes porque Lula percorreria cerca de quatro quilômetros por ruas estreitas entre a Lapinha e a Igreja da Sé. O candidato poderia ser agredido por pessoas posicionadas nas janelas.
Os cuidados para evitar atentados também estão sendo redobrados. O procedimento adotado em Santo Amaro (BA), distante 71 quilômetros de Salvador, foi uma demonstração da profissionalização da segurança.
Uma hora antes da chegada de Lula ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Celulose, já havia um espaço reservado na rua para o carro do candidato.
Quem se aproximava do local era afastado. Todos os convidados entraram pelos fundos do sindicato. Apenas Lula e os membros de sua comitiva entraram pela porta da frente.

Texto Anterior: PT discute seu esquema de espionagem
Próximo Texto: Dirceu e Genoino organizam o esquema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.