São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tomou gosto; Na mira; Bola de cristal; Passado respeitado; Real desemprego; Momento crucial; Porteira fechada; TIROTEIO

Tomou gosto
Itamar quer reuniões periódicas com ministros, equipe econômica e os líderes do governo no Congresso para avaliar o andamento do plano. Continuará dedicando atenção especial às taxas de juros.

Na mira
Depois da batalha contra o aumento do preço do pãozinho, o governo escolheu novos alvos: monopólios e oligopólios voltam à cena como vilões do Plano Real. Resta saber se vai adiantar.

Bola de cristal
Dado a premonições, o ministro Alexandre Dupeyrat é chamado no Planalto de Lopez Rega, o "ministro-bruxo" de Isabelita Péron, na Argentina. Sua última intuição é de que o real fracassará se Itamar não colocar empresários na cadeia.

Passado respeitado
Corre em Brasília que a grande premonição de Dupeyrat foi dias antes do confisco do Plano Collor 1. Ele intuiu o que viria, sacou seu dinheiro do banco, enfiou tudo numa mala e mostrou a Itamar. Daí para frente, ganhou respeito.

Real desemprego
A queda abrupta da inflação é um problema para os bancos em geral, mas é mais grave para um setor específico destas instituições. Técnicos que pesquisavam preços para antecipar a taxa de inflação temem agora perder o emprego.

Momento crucial
Ex-ministro da Fazenda, Paulo Haddad acha que a prova de fogo do real virá no último trimestre. A pressão pela isonomia salarial no funcionalismo, a falta de recursos para a saúde e a crise dos bancos estaduais podem complicar.

Porteira fechada
Governadores ameaçam reagir a atrasos no repasse de recursos dos Fundos de Participação. O governo pensou na medida para punir a gastança. Mas a Constituição é clara: o prazo é dia 20, sob pena de prisão do responsável.

TIROTEIO
De Antônio Carlos Magalhães (PFL), sobre qual deve ser o comportamento de FHC agora que diminuiu a vantagem de Lula:
– Fernando Henrique não deve aceitar provocações, mas deve estar certo de que Lula vai fazê-las. E não precisa se preocupar em provocar porque é para isto que ele tem aliados.

Texto Anterior: Por antecipação; Curva eleitoral; Teto; Salvo pelo gongo; Largada; Sofisticação é pouco; Torcida palaciana; Não é bem assim; Variedade; Outra versão
Próximo Texto: Hora do almoço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.