São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor do BC desenha novo sistema financeiro

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o cálculo do Imposto de Renda devido no mercado financeiro, a Ufir (Unidade Fiscal de Referência) não está congelada. Mas, ao contrário do passado, ela não terá correção diária.
O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Alkimar Moura, diz que o governo teme que a correção diária seja interpretada como sinalização de inflação.
Alkimar, 52, economista, desenhou as linhas básicas do novo sistema financeiro. A TR (Taxa Referencial) passará a ser a taxa básica de juros da economia. No limite, depois de completado o processo de alongamento dos prazos, poderão existir uma TR para 30 dias e outra para 180, por exemplo.
Em agosto, o redutor do cálculo da TR poderá ser alterado. A base de cálculo volta a ser o juro pago pelos CDBs prefixados.
O governo estuda alterações na tributação –para que ela seja punitiva no curto prazo e menor se o prazo da aplicação for maior.
A indústria de fundos será alterada. Alkimar prevê a criação de vários tipos de fundos e a reformulação dos fundos de commodities. Cada novo fundo teria uma relação diferente entre liquidez, rentabilidade e segurança. A seguir os principais trechos da entrevista:
(continua)

Texto Anterior: Perda no dólar afeta os fundos de commodities
Próximo Texto: Diretor do BC desenha novo sistema financeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.