São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade exige cooperação

CLÁUDIA RIBEIRO MESQUITA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um programa de qualidade não pode se sustentar sem o tripé cooperação-lealdade-compromisso, diz Sigmar Malvezzi, pesquisador em psicologia do trabalho.
Essa receita é o alicerce da política de recursos humanos de empresas como Xerox do Brasil, Microsoft e Federal Express.
Apesar de estimular a performance individual, a Xerox realça o senso de equipe. "A amizade e o clima de cooperação são fundamentais e produtivos para a empresa", afirma Antonio Carlos Guimarães, 49, diretor-executivo de RH e organização da Xerox.
"Em comparação com a média, os níveis de cordialidade e respeito na Microsoft são excepcionais", avalia Sylvia Crivelli, gerente de comunicações da empresa.
Ela assegura que "pelo menos 90%" dos funcionários vão trabalhar com prazer na segunda-feira. "Até hoje esse clima não se mostrou improdutivo", conta Sylvia, que em 20 anos de carreira passou por empresas como Volkswagen, Chrysler e Itautec.
"A amizade é resultado de ações gerenciais", diz Arlete Schinazi, 37, gerente de recursos humanos para a América do Sul da Federal Express.
Segundo ela, instaurar um ambiente sadio de trabalho, onde há respeito entre os profissionais, independente da hierarquia, sempre foi o estilo da empresa.(CRM)

Texto Anterior: Amizade dilui tensão no trabalho
Próximo Texto: Boas relações incentivam empenho e dedicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.