São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os salários em real estão congelados?

Em 1.º de julho, os salários em URV passaram a ser registrados e pagos em real, a nova unidade monetária brasileira. Houve apenas uma mudança de nomenclatura, já que 1 URV vale exatamente R$ 1,00. Todos os demonstrativos de pagamento devem anotar os valores pagos e descontados em real. Somente o valor do Imposto de Renda descontado na fonte ainda continua a ser discriminado em UFIR (Unidade Fiscal de Referência) na seguinte proporção: 1 UFIR equivale a R$ 0,5618. Ao contrário do que ocorreu em outros planos econômicos, o governo não fixou uma política salarial. Apenas está previsto que as perdas decorrentes da conversão dos salários em URV, ocorrida em março, devem ser repostas na data-base da categoria depois de 1.º de julho de 94. O artigo 26 da lei 8.880/94 assegura a livre negociação salarial e a negociação coletiva. Isso significa que os salários não estão congelados. A empresa pode conceder aumentos espontâneos a seus funcionários e os sindicatos também têm o direito de reivindicar antecipações fora da data-base.
(Consultoria: Grupo IOB)

Texto Anterior: AMIZADE ENVOLVE...; ...E PODE SER FAVORÁVEL OU PREJUDICIAL NA VIDA PROFISSIONAL; RESULTADO MOTIVA EXECUTIVO EUROPEU
Próximo Texto: Candidato deve deixar claro se pretende mudar de área
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.