São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atacante provoca mudança no time

UBIRATAN BRASIL
DO ENVIADO A SAN FRANCISCO

O atacante Kennet Andersson, 26, é o jogador sueco que mais surpreendeu o técnico Tommy Svensson.
"Ele foi o que conseguiu melhor rendimento no trabalho de conscientização da Copa", disse o treinador que, impressionado, logo o transformou em jogador titular na Copa do Mundo.
A boa colocação na área, os dribles rápidos e a eficiência dos chutes a gol foram as qualidades listadas por Svensson para justificar sua atitude.
Svensson começou a ganhar a vaga em fevereiro passado, quando a Suécia disputou amistosos em Miami.
O time não contava com os principais jogadores que atuam em outros países, o que transformava os jogos em testes.
"O então titular era Henrik Larsson, mas Kennet foi tão mais eficiente que resolvi trabalhar com a idéia de transformá-lo em titular", conta o treinador.
Com o crescente aproveitamento do jogador (hoje já soma 14 gols em 28 partidas), Svensson viu-se obrigado a mudar a tática do time para poder aproveitá-lo.
Para que Andersson jogasse no ataque, junto de Martin Dahlin, o treinador recuou o meia Brolin, que ficou responsável mais pela armação das jogadas.
O sucesso foi comprovado contra o Brasil, na primeira fase. De um longo lançamento de Brolin, Andersson criou um contra-ataque e marcou um gol por cobertura sobre Taffarel.
"Tive sorte que o treinador permitiu que eu jogasse como gosto, mais à frente", disse Andersson. As diferenças de estilo com Dahlin colaboraram.
"Enquanto ele tenta o drible, eu me preocupo em chutar mais rapidamente. Assim são duas opções de ataque." (UB)

Texto Anterior: Seleção sueca aposta no seu rigor tático
Próximo Texto: Técnico pretende "latinizar" futebol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.