São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor faz balanço da teoria

FÁBIO DE SOUZA ANDRADE
ESPECIAL PARA A FOLHA

A entrevista-balanço de Jauss ao "Frankfurter Allgemeine" em 1987, publicada em anexo na edição brasileira, mostra um "pai da Estética da Recepção" ainda surpreso com a recepção favorável do seu texto.
Os mais de 40 mil leitores e as diversas traduções levaram à transposição inusitada de suas idéias aos contextos mais remotos –caso da China, onde vigora uma hermenêutica literária apoiada na interpretação autorizada, avessa à pluralidade de sentidos.
Preocupação com o leitor, sempre houve na teoria literária deste século. Estava aparente, por exemplo, na leitura fenomenológica de Roman Ingarden e seu conceito da concretização exigida do leitor pelo texto, estrutura lacunar.
Apontava na sociologia da literatura francesa (Robert Escarpit), preocupada com as mediações do mercado e a extração social dos leitores, ou em versões mais refinadas teoricamente, descendendo de Lukács via Lucien Goldman (por exemplo, Jaques Leenhardt).
Mas é a partir de Jauss e seu colega em Constança, Wolfgang Iser, que o interesse cresceu exponencialmente. Além de discípulos alemães (R. Warning, K. Stierle e H.U. Gumbrecht), surgiram escolas de inspiração análoga, e combinações heterodoxas.
É o caso da denominada "Reader Response Criticism", uma vertente americana desenvolvida por Stanley Fish, entre outros, sob a influência de Derrida; ou das interessantes reconstruções da importância do leitor no período iluminista por Robert Darnton, que devem tanto à estética da recepção como à história das mentalidades.

Texto Anterior: Jauss defende a importância do leitor
Próximo Texto: Conrad e a iniciação no mar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.