São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Terra, haveria extinção em massa

HELIO GUROVITZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Um impacto de objetos comparáveis aos fragmentos do Shoemaker-Levy 9 contra a Terra poderia desencadear uma extinção em massa.
Uma imensa nuvem de poeira poderia subir na atmosfera, encobrindo o Sol. Haveria uma quebra das safras agrícolas. Poucos seres vivos sobreviveriam.
Mas a humanidade só conhece 1% dos cometas e asteróides que podem oferecer risco a sua sobrevivência.
"Para chegar a 90%, seria necessário construir seis a oito telescópios (cerca de US$ 250 milhões) e fazer observações sistemáticas por uns 25 anos", diz o astrônomo Brian Marsden.
Ele chefia o escritório da União Astrônomica Mundial, que oficializa a descoberta de novos cometas.
Segundo Marsden, um colisão dessas parece ocorrer na Terra a cada 100 milhões de anos. Muitos acreditam que foi um objeto celeste que exterminou os dinossauros, há 65 milhões de anos.
Mais recentemente, Marsden cita a cratera de Tunguska (Sibéria), aberta pela explosão de um meteoro a uns 8 km do chão em 1908. Houve danos a 50 km.
O meteoro só tinha uns 50 m de diâmetro. Um pedaço de rocha maciço de 1 km fatalmente chegaria ao chão.
"Por isso queremos descobrir o maior número possível de asteróides e cometas. Sabendo que algo vai nos atingir, é possível enviar sondas espaciais e alguma arma para desviá-lo.".
Marsden não exclui o uso de armas nucleares nesse caso, mas sustenta que, quanto antes for feita a descoberta, menos poder explosivo precisam ter essas armas.
"É claro que as pessoas envolvidas no programa Guerra nas Estrelas (de interceptação de mísseis no ar) estariam interessadas nesse tipo de projeto. Mas há outras soluções."
Primeiro é preciso avaliar o risco exato que a Terra corre, através do monitoramento do céu. "Há uns três grupos de vigilância no Arizona e na Califórnia, e um na Austrália, mas é pouco."
Foi num desses programas que os Shoemakers e Levy descobriram o cometa. A colisão com Júpiter prova que não perderam tempo.(HGz)

Texto Anterior: TEMPESTADE DE FOGO
Próximo Texto: Conheça tudo sobre a colisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.