São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Direita religiosa testa poder

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

As eleições parlamentares deste ano serão o grande teste para se medir com precisão o poder político da direita religiosa nos Estados Unidos.
A organização Coalizão Cristã ("Christian Coalition"), dirigida pelo reverendo Pat Robertson, ex-aspirante à Presidência pelo Partido Republicano, está financiando campanhas de vários candidatos no país.
Sua principal estrela é o ex-coronel Oliver North, candidato ao Senado pelo Estado de Virgínia. North, envolvido no escândalo Irã-Contras no governo Reagan, é o favorito numa eleição contra três adversários.
A Coalizão Cristã já obteve uma grande vitória em 1994: na eleição suplementar para preencher uma vaga de representante do Estado de Kentucky na Câmara.
É a primeira vez em 129 anos que um republicano consegue se eleger, graças ao apoio da entidade ao candidato do partido, o pastor Ron Lewis.
Robertson diz que um em cada cinco eleitores do Partido Republicano é simpático à sua organização e que ele detém o controle dos diretórios estaduais do Partido em 15 dos 50 Estados do país.
A entidade também diz ter a maioria dos dirigentes de 2.250 de associações de pais e mestres nos Estados Unidos. (CELS)

Texto Anterior: Era Kennedy pode acabar
Próximo Texto: Mulheres condenadas pelo Islã são executadas em Bangladesh
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.