São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA:
"Rosalyn e eu esperamos e confiamos que Kim Jong-il e os outros líderes da Coréia do Norte, como honram a memória do 'Grande Líder' de seu país por mais de 50 anos, também o honrarão mantendo o compromisso para a paz que o presidente assumiu duas semanas e meia atrás."

Bill Clinton, presidente dos EUA:
"Acreditamos que o melhor para os dois países é continuar negociando a paz e a resolução da questão nuclear. Não temos razão para crer que não prosseguirão."

Deng Xiaoping, líder chinês:
"Perdi um companheiro de armas e um camarada."

Kim Young-san, presidente da Coréia do Sul:
"Os líderes da Coréia do Sul e do Norte estavam preparados para se sentar e discutir vários aspectos da paz na península e o futuro dos dois países. É uma notícia triste."

Norodon Sihanouk, chefe de Estado do Camboja:
"Foi um campeão invencível dos anti-imperialistas, dos anticolonialistas, antineocolonialistas lutando pelo não-alinhamento."

Yohei Kono, ministro das Relações Exteriores do Japão:
"O Japão espera que a morte do líder norte-coreano não prejudique a paz e a estabilidade da península. O Japão vai acompanhar de perto os desdobramentos desta situação."

Boris Ieltsin, presidente da Rússia:
"Espero que os esforços necessários sejam feitos num futuro próximo para reduzir a tensão na península coreana, resolvendo o problema nuclear da Coréia do Norte e melhorando as relações entre o Sul e o Norte."

Douglas Hurd, Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido:
"O evento não é em si surpreendente, e ninguém com que conversei acha que houve algum golpe. A atitude da comunidade mundial continuará a mesma: a Coréia do Norte não pode possuir armas nucleares, não é seguro."

Texto Anterior: Presidente da Coréia do Norte morre aos 82
Próximo Texto: Morte lança dúvida sobre esforços pela paz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.