São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marlon e Jack são gigantes

INÁCIO ARAUJO

Um filme de autor ou um filme de atores? "Duelo de Gigantes" é as duas coisas ao mesmo tempo. De um lado existe o autor, Arthur Penn, buscando situações para o faroeste, em 1975, o que não era fácil. De outro, há o duleo entre o bandido Jack Nicholson e o pistoleiro Marlon Brando. Dois atores que não têm o hábito de fazer o que os diretores pedem (Brando em particular) e parecem disputar cada centímetro quadrado da tela. Normalmente, esse tipo de interpretação costuma arrasar o filme. No caso, não: o brilho de Marlon e Jack de algum modo se integra ao conjunto, transmite ao insólito das situações a âncora de suas presenças. Se fossem outros os atores, talvez não houvesse tanto o que lembrar. (Inácio Araujo)

DUELO DE GIGANTES (The Missouri Breaks). EUA, 1976, 122 min. Direção: Arthur Penn. Com Marlon Brando, Jack Nicholson. Na Globo.

Texto Anterior: Um Almodóvar doméstico
Próximo Texto: Maxwell e Numa fogem juntos; Alfredo chora a morte de seu pai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.