São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar pode faltar a Mercosul para ir à posse do presidente colombiano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco pode usar a posse do presidente eleito da Colômbia, Ernesto Samper, no dia 6 de agosto, como pretexto para não participar da reunião do Mercosul, entre 4 e 6, em Buenos Aires.
A troca da programação da Argentina pela da Colômbia seria em represália às críticas que o presidente argentino, Carlos Menem, fez na semana passada ao salário mínimo brasileiro –US$ 64, contra US$ 200 na Argentina.
Itamar já ameaçou não ir à reunião do Mercosul, onde se encontraria, obrigatoriamente, com Menem –a ameaça foi a primeira reação do presidente às críticas.
Ontem de manhã, Itamar recebeu um telefonema do presidente eleito da Colômbia convidando-o para assistir à posse, em Bogotá. Itamar ficou de responder.
Samper disse que os colombianos torcem pela vitória da seleção brasileira na Copa e anunciou a intenção de visitar o Brasil.
A ausência de Itamar criaria um mal-estar diplomático. Este é a penúltima reunião antes da instalação do Mercado Comum entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
A última reunião está marcada para novembro, em Ouro Preto (MG). É fundamental que os outros três presidentes participem.
O presidente Itamar desistiu de obter uma retratação formal de Menem, mas até agora deixou em aberto sua ida a Buenos Aires.

Texto Anterior: Como analisar a pesquisa considerando a margem de erro
Próximo Texto: Justiça vai analisar a lista de devedores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.