São Paulo, sábado, 16 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mil homossexuais são recrutados em São Paulo

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

No dia 1º de agosto, São Paulo começa a selecionar mil homossexuais e bissexuais que farão parte do primeiro grupo de controle ("coorte") do país.
Nas semanas seguintes, Rio e Belo Horizonte também iniciam o recrutamento.
Os voluntários deverão ter entre 18 e 40 anos e possuir exame de HIV negativo nos últimos seis ou 12 meses. Vão ser acompanhados durante três anos e não receberão medicamentos ou vacinas.
O objetivo é saber quantos deles se infectam, como e por que isto ocorre. A determinação da incidência é fundamental para se medir a eficácia de uma futura vacina.
O país ainda não sabe quantas pessoas se infectam por ano. Maria Amélia Macena Veras, coordenadora de campo da pesquisa, diz que estudos internacionais indicam que 5% a 6% da população pegam o vírus por ano.
Em uma população de jovens homossexuais, esta incidência tende a ser maior. O grupo que será seguido, no entanto, receberá informação e orientação constante.
A tendência –como ocorre em "coortes" na Europa e EUA– é que haja redução significativa do número de infectados. "Se formos extremamente competentes no aconselhamento, a soroconversão será zero", diz Carvalheiro.
Neste caso, nem haveria necessidade da vacina. "Vamos ter oportunidade de buscar o melhor modelo de prevenção", diz Dirceu Greco, do Centro Nacional de Vacina Anti–HIV de Minas Gerais.
Segundo o comitê, os homossexuais foram escolhidos porque ainda fazem parte do grupo com maior risco.
Em Belo Horizonte, os voluntários serão contactados através da CTR, Centro de Treinamento e Referência da prefeitura e da Universidade Federal de Minas Gerais. No Rio, através da Fiocruz.
Em São Paulo, os interessados na "coorte" podem obter informações pelo telefone (011) 35.6496. A partir de 1º de agosto as inscrições serão feitas no Instituto Clemente Ferreira, na rua da Consolação, 717, das 17h às 21h.
A identidade dos voluntários será preservada.
(AB)

Texto Anterior: Altruísmo motiva voluntário
Próximo Texto: Blitz apreende 231,5 kg de carne em Rio Preto; O NÚMERO; Coselho promove leilão de bens de traficantes; Animais monitorados pela CESP são mortos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.