São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Noticia é recebida 'com tranquilidade'

DA SUCURSAL DO RIO

Os irmãos André e Jorge La Saigne de Botton, sócios minoritários do Makro Atacadista S/A e donos do Grupo Mesbla, receberam "com tranquilidade" a notícia de que foi concedido o habeas corpus pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
A informação foi dada ontem pelo diretor de Finanças e de Relações com o Mercado do Grupo, Leonardo Brunet. Ele disse que os empresários passaram o fim de semana fora do Rio, retornam hoje à cidade e "voltam ao trabalho".
Habeas corpus é uma garantia prevista na Constituição Federal determinada, por exemplo, contra casos de prisão ilegal ou ação penal instaurada sem justa causa.
O habeas corpus foi concedido pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Hermenegildo Gonçalves.
Na última sexta-feira, a 1ª Vara Criminal do TJ decretou a prisão preventiva dos empresários, sem levar em consideração que a participação acionária dos empresários no Makro é minoritária e que ele não ocupam cargos executivos no atacadista.
O Makro está sendo acusado de ter praticado aumentos abusivos de preços na semana da implementação do real.
Leonardo Brunet afirmou que os empresários tiveram "reação de tranquilidade" ao receber a informação, por telefone, sobre o habeas corpus, ontem pela manhã.
Brunet disse que o pedido de habeas corpus, feito anteontem, se baseou no fato de que os empresários participam apenas no conselho consultivo do Makro, com atribuição de "assessoramento e consultoria estratégica em negócios".
"Eles (os irmãos) não participam da fixação de preços", disse o diretor. O pedido também esclarece que os empresários detêm apenas 36% do controle do Makro, por meio de uma empresa do Grupo Mesbla, a Serprasa.
As prisões preventivas dos acionistas e de um gerente do Makro foram decretadas pelo juiz Héctor Valverde Santana.

Texto Anterior: Justiça suspende prisão de empresários
Próximo Texto: Sunab volta a pedir nota fiscal ao Makro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.