São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
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Estréia hoje campanha do atlas da Folha

DA REPORTAGEM LOCAL

Estréia hoje nas TVs e nas rádios a campanha de lançamento do atlas que a Folha começa a distribuir a seus leitores a partir de 14 de agosto. O atlas foi editado pelo jornal inglês "The Times" e lançado nos Estados Unidos pelo "The New York Times".
A campanha publicitária do atlas foi criada pela agência W/Brasil. Será veiculada em oito emissoras de TV –da Rede Globo à MTV–, rádios, jornais, revistas, outdoors, faixas e bandeiras.
Seis dos oito comerciais para a TV são dirigidos por Tadeu Jungle, da produtora Max 35.
Os dois comerciais que estréiam hoje em rádio e televisão primam pelo bom humor.
"Deus criou o mundo em apenas sete dias. Mas, cá entre nós: usou um papel nobre, encorpado, impressão em quatro cores? A capa? Usou capa especial? Não, né?, Nem precisou dar nome a mais de 30 mil cidades", diz um trecho do texto. "Mas com a gente, não. Vai demorar 19 semanas, mas o serviço vai sair completinho".
Dezenove semanas é o período em que o leitor receberá os fascículos, sempre aos domingos.
O outro comercial explora a desatualização dos atlas brasileiros, provocada pela derrocada do comunismo no Leste Europeu.
"Você tem atlas em casa, não tem? Então se prepara para fazer umas modificaçõezinhas nele. Vem cá. Aqui onde está a União Soviética você simplesmente risca e escreve neste cantinho: Uzbequistão. Aqui você traça uma fronteirinha e escreve Ucrânia", diz o texto do outro comercial.
Uma das chamadas para a campanha em revistas afirma: "Seu atlas acaba de virar um livro de história".
A de rádio diz: "Seu atlas ainda tem Iugoslávia? Que Bósnia!"
Pesquisa
Gabriel Zellmeister, 43, vice-presidente e diretor de criação da W/Brasil, diz que a agência direcionou a campanha a partir de uma pesquisa do Datafolha, segundo a qual 80% dos paulistanos não sabem citar o nome de um país que surgiu nos últimos anos.
"Vamos mostrar como estão obsoletos os atlas que temos em casa. Os comerciais são agressivos, mas muito humorados. Por isso conseguimos passar muitas idéias", afirma Zellmeister.
Tadeu Jungle, 38, diretor dos comerciais, diz "que o charme dos filmes é o humor e o cenário em tamanho gigantesco".
O cenário é uma página dupla de atlas medindo 2,5 m de altura por 4 m de largura, inspirado no seriado "Terra de Gigantes".

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