São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mussum operou porque o coração estava dilatado

Sem a cirurgia, humorista poderia morrer em seis meses

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, 54, o Mussum, foi internado no Hospital Pró-cardíaco do Rio há duas semanas com uma insuficiência cardíaca grave.
O coração do humorista estava muito aumentado e não exercia suas funções de forma adequada (a causa da dilatação não foi revelada pela equipe médica).
No último dia 7, Mussum foi transferido para o Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para realizar um transplante.
Sem a operação, o "trapalhão" poderia ter morrido em menos de seis meses.
Na última terça-feira, Mussum recebeu o coração de Darlinton Fonseca de Miranda, 23, que teve morte cerebral devido a um acidente de motocicleta no Estado de Tocantins.
Mussum reagiu bem à fase inicial da cirurgia e começou a tomar três tipos de remédios para evitar a rejeição do órgão.
Como as medicações causam uma queda da resistência às infecções, o comediante teve que evitar visitas e ficar em isolamento reverso por alguns dias.
Na fase de recuperação, os transplantados devem receber uma dieta especial, apoio psicológico e iniciar um programa de recondicionamento físico.
(JB)

Texto Anterior: Recuperação exige cuidados
Próximo Texto: Central de saúde ajuda a procurar doador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.