São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enéas dá curso de eletrocardiografia; A FRASE; O NÚMERO; Substância pode ajudar transplantes; Hipertensão moderada requer cuidados

JULIO ABRAMCZYK

Enéas dá curso de eletrocardiografia
O médico Enéas Ferreira Carneiro (foto), candidato à Presidência da República, programou para 12 de agosto a 18 de novembro, o curso "O Eletrocardiograma", que será ministrado no Hotel Danúbio, em São Paulo, às sextas-feiras, das 19h30 às 22h40, ou seja, uma vez por semana, como nos cursos realizados nos anos anteriores.

A FRASE
"Por apenas US$ 12 (R$ 11,16) por pessoa, um terço de todas as doenças e mortes no mundo pode ser prevenido pelas vacinas atualmente existentes."
Do professor Barry R. Bloom, da Faculdade de Medicina Albert Einstein, Nova York.

O NÚMERO
4...mil trabalhos de participantes de cerca de 140 países serão apresentados durante a 10ª Conferência Mundial de Aids, de 7 a 12 de agosto, em Yokohama, no Japão.

Substância pode ajudar transplantes
Uma substância semelhante ao ópio em sua ação poderia aumentar o tempo de viabilidade de órgãos a serem usados nos transplantes. Os atuais métodos de armazenamento de órgãos como o coração permitem a sua viabilidade apenas por algumas horas após a sua remoção do corpo humano, o que tem impedido a operação quando doador e receptor estão em hospitais muito distantes. Pulmões e fígados precisam ser transplantados também em menos de oito horas. O farmacologista Tsung-Ping Su, do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, e o químico Peter Oeltgen, da Universidade do Kentucky, informa a revista "New Scientist", encontraram uma substância com atividade similar ao ópio que poderia promover a redução da necessidade de oxigênio pelo órgão transplantado.

Hipertensão moderada requer cuidados
Na hipertensão moderada, quando a pressão mínima está entre 9 e 9,5, a recomendação aos pacientes é diminuir o peso (se for obeso), reduzir a ingestão de sal e álcool, deixar de fumar e passar a fazer exercícios regularmente. Entretanto, se a pressão não normalizar em seis meses, a médica Cora E. Lewis, do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade do Alabama, Estados Unidos, recomenda o uso de medicamentos. Um estudo recente mostrou que pessoas com pressão mínima acima de 9 apresentam o dobro da taxa de mortalidade por doenças cardíacas do que as com a pressão mínima abaixo desse nível.

Texto Anterior: Central de saúde ajuda a procurar doador
Próximo Texto: Projeto de planejamento familiar é criticado; Funcionários dizem sofrer ameaça de morte; Associação reclama de falta de crédito na PB; Encontro de farmácia deve reunir 500 alunos; Secretaria vacina cães de Camboriú contra a raiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.