São Paulo, sábado, 23 de julho de 1994
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MTV usa calhambeque para rejuvenescer o Rei

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

O lançamento do clipe "Se Você Pensa" é só a ponta de um iceberg que a Sony Music está erguendo há quase um ano.
No segundo semestre de 93, a gravadora decidiu que chegara o momento de rejuvenescer o público do Rei. Mais claramente: de fazer com que adolescentes e jovens adultos comprem os discos de Roberto Carlos.
Para atingir tal propósito, a Sony optou pelo passado. Concluiu que a melhor maneira de atrair rapazes e moças dos anos 90 à causa de RC é usar a mesma isca que o cantor jogou sobre rapazes e moças dos anos 60: a Jovem Guarda.
A gravadora aposta que, se conseguir incorporar sucessos daquele tempo à onda "teen", estará garantindo novos fãs cativos para o rebanho de Roberto. Estará perpetuando a imagem do Rei por séculos e séculos.
A lógica da Sony beira o determinismo: hoje, os fãs imberbes irão sacolejar sob o baticum "dance" de "Se Você Pensa"; amanhã, com mais uma década nas costas, terão maturidade para se interessar pela faceta romântico-religiosa do cantor.
Não é à toa, portanto, que o novo clipe de RC recicla um "hit" de 1968 e aparecerá primeiro na MTV –-emissora que elegeu como público-alvo jovens entre 12 e 34 anos.
Em nome do futuro, o supersticioso Roberto quebra uma tradição de três décadas: a de lançar todo e qualquer trabalho na Globo.
O namoro entre Rei e MTV continuará nos próximos meses. Em agosto, a emissora mostrará uma entrevista com o cantor. Em setembro, promoverá o sorteio de um calhambeque. O próprio RC entregará o prêmio.
A emissora pretende, ainda, exibir os três filmes que o Rei estrelou sob a direção de Roberto Faria: "Em Ritmo de Aventura" (1967), "O Diamante Cor-de-Rosa" (1968) e "A 300 Km por Hora" (1971).

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