São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipes da IBM criam linguagem própria

CLAUDIA RIBEIRO MESQUITA
DA REPORTAGEM LOCAL

O jargão é tão frequente em conversas de profissionais da área de informática que passou a fazer parte até do dia-a-dia fora do ambiente de trabalho.
"Converso com minha mulher, meus filhos e meus amigos nessa linguagem", conta o analista de sistemas sênior Ângelo Grecco, 44, há 21 anos na IBM do Rio.
Lá, os funcionários se comunicam por um "código" que eles gostam de chamar, divertidamente, de "ibeemês".
A lista desses termos, que se combinam em frases inteiras, é generosa (veja quadro acima). Sem constrangimento, eles têm o hábito de dizer, por exemplo:
"Vamos startar uma reunião para fazer o break down do plano, dar um feedback ao usuário e deixar em follow-up para fazer um check point na próxima semana."
Tradução: "Vamos marcar uma reunião para detalhar o plano em atividades, dar o resultado ao cliente e agendar uma avaliação na próxima semana."
O objetivo, eles garantem, é agilizar a comunicação. O gerente de desenvolvimento de aplicativos Sílvio Pitanga, 42, também com 21 anos de empresa, mantém sua equipe em dia com o jargão.
Karine Goulart, 25, André Rung, 25, Luiz Fernando Diniz, 24, além do próprio Ângelo Grecco –com seis, um, quatro e 21 anos de empresa cada um–, estão afinados.
E não só essa equipe. Até um garçom conhecido incorporou o "informatês" à sua linguagem.
Por algum tempo, o grupo cultivou o hábito de tomar um chope e comer queijo provolone à milanesa em um bar nas redondezas da empresa, no centro do Rio.
Como o pedido era sempre o mesmo, o garçom logo perguntava: "Hoje vai o 'default'?" (pronuncia-se defô)
Essa expressão, no jargão dos profissionais da informática, significa a opção usual.
(CRM)

Texto Anterior: Profissionais 'inventam' palavras
Próximo Texto: A jornada de trabalho do digitador é reduzida?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.