São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE aproveita seu horário na TV para condenar voto branco e nulo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Sepúlveda Pertence, vai usar a campanha de esclarecimento sobre a eleição para pedir aos eleitores que não anulem o voto nem votem em branco.
Pertence está preocupado com o alto índice de votos brancos e nulos verificado no plebiscito realizado em abril de 1993 –47%.
A abstenção também foi alta: dos 90,2 milhões eleitores registrados, apenas 67 milhões compareceram.
A campanha de esclarecimento da eleição começa a ser veiculada no rádio e televisão no dia 19 de agosto próximo.
O Código Eleitoral dá 15 minutos diários para o TSE fazer seus esclarecimentos.
O TSE vai se reunir com a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão) para definir a melhor forma de inserir no noticiário a campanha do tribunal.
Também está em estudo a divisão do tempo previsto na lei. O TSE ficaria com uma parte, e o tempo restante seria usado pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).
Os filmes que o TSE divulgará na TV serão produzidos pela estatal Radiobrás (Empresa Brasileira de Comunicação). A idéia é usar funcionários do próprio tribunal em alguns filmes para simular a eleição.
Outros esclarecimentos serão feitos com a leitura de textos por um locutor. A assessoria de imprensa do TSE informou que a Radiobrás ainda não apresentou o custo da campanha.

Texto Anterior: Veja o que diz a lei eleitoral
Próximo Texto: Collor deve apoiar o candidato do PSC ao governo de Alagoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.