São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Osiris descarta assumir cargo público

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-secretário da Receita Federal Osiris Lopes Filho não assumirá nenhum novo cargo público –seja federal, municipal ou estadual– durante o governo Itamar, apesar dos convites que já recebeu.
Osiris avalia que sua saída da Receita –por não concordar com a liberação das bagagens da seleção brasileira de futebol– repercutiu negativamente para o governo e que isto pode provocar retaliações por parte do Planalto.
Desde que deixou o cargo na última quinta-feira, Osiris foi convidado para ser o procurador de Justiça da Universidade de Brasília. Ele é professor de direito tributário da UnB.
Atualmente classificado pelo Planalto como opositor ao governo, Osiris também foi sondado pela prefeitura de Belo Horizonte para assessorar a administração Patrus Ananias.
Osiris não pretende aceitar nenhum destes convites. Ele tem o apoio da mulher, Malvina, auditora fiscal concursada e atualmente assessora da Secretaria de Assuntos Estratégicos.
No final de semana, interlocutores comuns do grupo de Juiz de Fora e de Osiris irritaram o ex-secretário com o argumento de que deveria "ter segurado a barra" e evitado o desgaste, perante a opinião pública, do governo Itamar Franco.
Osiris desentendeu-se até mesmo com o seu padrinho no Planalto e responsável pela sua nomeação para Receita, o secretário-geral da Presidência da República, Mauro Durante.
Nos pedidos de demissão de Osiris anteriores ao da semana passada, Durante sempre foi o principal suporte do ex-secretário do Planalto. Por isso mesmo, Durante entrou em choque com o restante da equipe econômica.
A nomeação de Sálvio Medeiros Costa como novo secretário da Receita Federal, foi publicada ontem no "Diário Oficial da União".
Costa se reuniu durante toda a tarde de ontem com os coordenadores das diversas áreas da Receita. A posse ainda não foi marcada.

Texto Anterior: Patrimônio público foi lesado, diz Aristides
Próximo Texto: Fazenda já descarta medidas anticonsumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.