São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado é um dos principais aliados de Lula

DA REDAÇÃO

O economista e deputado federal Aloizio Mercadante (PT-SP) é o principal responsável pela parte econômica do programa de governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Seu nome era o mais cotado para o Ministério da Fazenda da eventual gestão petista.
Mercadante desempenha atualmente a função de coordenador-geral da campanha petista à Presidência, ao lado de Rui Falcão e Luiz Eduardo Greenhalgh.
Entre os três coordenadores, o economista é o mais próximo a Lula e representa a tendência de centro no petismo, o que faz dele um dos principais alvos dos ortodoxos do partido.
Nos encontros de Lula com empresários, inavariavelmente é Mercadante que socorre o presidenciável quando chega a hora de tratar de números e teoria.
O deputado, filho de um ex-comandante da Escola Superior de Guerra, o general-de-exército Oswaldo Muniz Oliva, é também um dos principais interlocutores do PT com os militares.
Durante a viagem de Lula aos EUA, em maio deste ano, Mercadante defendeu a renegociação do acordo da dívida externa pelo governo Itamar por considerar altas as garantias exigidas.
Nessa ocasião, Mercadante disse ser favorável à entrada de capital externo no Brasil desde que na forma de investimento produtivo.
Ele é contra a quebra do monopólio estatal nos setores estratégicos e não se opõe à privatização de estatais não-estratégicas.
Mercadante nasceu em Santos (SP) em 1954 e formou-se economista pela Universidade de São Paulo (USP) em 1976. É professor licenciado da PUC-SP e da Unicamp.
Destacou-se como o assessor econômico de Lula durante a campanha de 1989.
Contando com o apoio expresso deste, elegeu-se deputado federal em 1990, cargo que volta a disputar este ano.
Mercadante é também membro da Executiva Nacional do PT.

Texto Anterior: Petista dá sinais de nervosismo
Próximo Texto: Freire diz que FHC é 'leviano'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.