São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Célio de Castro foi um dos fundadores do PSDB

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro (PSB-MG), 62, foi um dos fundadores do PSDB.
Castro deixou o partido dos tucanos por não concordar com o que chama de "direitização" do PSDB.
Depois de dois anos no partido (87 a 89), saiu por achar que o PSDB "deixou de ser social-democrata e se tornou um partido de elite".
Militante da AP (Ação Popular), facção política clandestina de esquerda existente no país durante o regime militar, Castro ficou preso por dez dias em 1976.
Um ano depois foi a julgamento, acusado de atentado contra o regime político vigente no país, com base na Lei de Segurança Nacional. Foi absolvido pela Justiça Militar em Juiz de Fora.
Em 1978, se filiou ao PC do B e nele permaneceu até 86. Nesse período presidiu durante seis anos o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais. Em 86, ingressou no PMDB e participou pela primeira vez de uma eleição, elegendo-se deputado federal.
Ainda no primeiro ano de mandato como deputado, deixou o PMDB juntamente com os descontentes do partido e ajudou a fundar o PSDB.
Desde 89 está filiado ao PSB, partido pelo qual se reelegeu deputado federal em 90 e depois vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa petista.
Célio de Castro tem a fama de ser um conciliador e persistente na busca do diálogo e do entendimento. Um dos seus principais amigos é o governador de Minas, Hélio Garcia (PTB), com quem convive desde os anos 70.
Formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1958, ele se especializou na área de clínica médica.
Nascido em Carmópolis (MG), Castro é casado com Maria da Mata Castro, 56, com quem tem quatro filhos. Ele foi para Belo Horizonte ainda criança para estudar.

Texto Anterior: Candidato grava programas do horário eleitoral
Próximo Texto: Folha faz evento sobre programas assistenciais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.