São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa Kalunga move queixa contra a Folha

DA REDAÇÃO

A Kalunga Comércio e Indústria Gráfica Ltda, empresa que patrocina o time de futebol do Corinthians, move queixa-crime contra o jornalista da Folha José Henrique Mariante. A empresa quer a condenação por crime de difamação.
Em artigo publicado no último dia 4 de abril, com o título "Marketing apenas engatinha no futebol", Mariante emitiu opinião a respeito do uso da publicidade no esporte.
O jornalista comenta o acordo entre o Palmeiras e a Parmalat, observa que a publicidade estática nos estádios é "uma lástima" e analisa o potencial publicitário de jogadores como o atacante Viola, do Corinthians, e o goleiro Zetti, do São Paulo.
Nesse contexto, o jornalista cita o acordo entre o Corinthians e a Kalunga, considerando que o time perde dinheiro com o contrato firmado.
Luís Francisco Carvalho Filho, advogado da Folha, apresentou ontem na 21ª Vara Criminal de São Paulo a defesa prévia do caso.
Segundo Carvalho Filho, "falta justa causa para a ação penal. O jornalista se limitou a exprimir uma opinião pessoal sobre assunto de inegável interesse público".
A defesa apresentada mostra que Mariante não fez uma ofensa ao afirmar que o grande público desconhece o que é Kalunga. Na opinião do jornalista, a maioria das pessoas sabe apenas que Kalunga é o patrocinador do Corinthians, sem conhecer a empresa.
A defesa cita também que o contrato da Kalunga com o clube está perto do fim. Uma publicação interna do Corinthians já noticiou que há entendimentos para um possível contrato de patrocínio com a Petrobrás.
O processo vai para o Ministério Público, que vai opinar sobre o recebimento ou a rejeição da queixa-crime. Após essa manifestação, o juiz da 21ª Vara Criminal decide se instaura ou não o processo.

Texto Anterior: Meia quer mudar imagem do futebol chileno
Próximo Texto: Teixeira confirma telefonema a Hargreaves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.