São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As eternas Rainhas do Rádio estão de volta

DANIELA ROCHA
DA REDAÇÃO

O fascínio que as cantoras Emilinha Borba e Marlene provocavam na década de 50, no auge da era de ouro da rádio Nacional, é lembrado com nostalgia na hilariante comédia "As Favoritas do Rádio", que estreou anteontem na Jornada Sesc e entra em cartaz hoje no teatro Ruth Escobar.
Mais do que mostrar os bastidores do rádio, a peça atinge em cheio os bastidores da vida delas, num texto de ficção verossímil sobre as rainhas concorrentes que moviam multidões de fãs.
A rixa, nunca assumida em público, faz de "As Favoritas do Rádio" um musical ágil, com humor pontudado nos diálogos de ironia ferina, sem entretanto, deslizar para a piruagem. Elas ainda que se peguem –ou estejam ao ponto de se pegar– em uma briga, continuam altivas, donas de si e estrelas eternas.
Um dos momentos de destaque está na cena do pesadelo de Emilinha: elas juntas fazem um show –na tentativa de provar ao público que não existe rivalidade– terminado com uma detestável discussão no camarim. É o momento em que pesadelo e realidade se confundem, em que para elas já não importam as marchinhas e o público ou o fato de ambas serem rainhas.
A desenvoltura de Luciana Carnielli no papel de Marlene, contagiante sambista de voz forte dá empatia à personagem. Cenários simples, com projeção de fotos de época de São Paulo e Rio, e o figurino fiel dão charme sem roubar a cena.
Andréa Bassitt, como Emilinha, tem ponto alto na atuação mas perde o vigor na voz durante canções consagradas como "Chiquita Bacana" e "Tomara que Chova". Ainda assim, "As Favoritas do Rádio" emociona até quem não tinha nascido na época.

Peça: As Favoritas do Rádio
Autoria: Regina Galdino, andréa Bassitt e Luciana Carnielli
Direção: Regina Galdino
Direção Musical: Israel Feitosa Pessoa
Elenco: Andréa Bassitt, Luciana Carnielli, entre outros
Quando: de quinta a sábado, 21h; domingo, às 19h. Até 7 de agosto.
Onde: teatro Ruth Escobar (r. dos Ingleses, 209, tel. 289-2358)
Quanto: R$ 7,00 (desconto de 50% para músicos, estudantes e maiores de 50 anos)

Texto Anterior: Moisés lidera ranking de judeus notáveis
Próximo Texto: 'Carmen' tenta disfarçar pobreza da versão concerto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.